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Usando Inbound Marketing para atrair mais clientes?

Você já se perguntou se a divulgação da sua empresa está atraindo ou afastando clientes?

O Inbound Marketing tem sido o método perfeito para quem quer alcançar cada vez mais público na internet!

Através da produção de conteúdos relevantes, a estratégia de Inbound Marketing pode ser a chave do sucesso para empresas que estão começando ou ainda para aquelas que precisam de uma repaginada.

Preparamos um material que vai situar você através da importância do uso do Inbound, bem como sua história, aplicação, como atrair clientes em potencial e também a organizar seu planejamento. Acompanhe!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing trata-se de um conjunto de estratégias para atrair clientes de forma voluntária. Isso se dá através da produção de bons conteúdos, da otimização de seu site e a criação de estratégias nas suas redes sociais.

Essas possibilidades serão atrativas ao público, pois para o Marketing de Entrada — tradução do nome da técnica —, transformar o acesso em vendas é o ponto principal.

De modo geral, o Inbound vem para trazer novos ares ao marketing digital. Nesse caso, diferente das estratégias de atração pagas, onde as empresas divulgam produtos forçando o cliente a comprar, o Inbound vai utilizar a estratégia do encantamento.

Assim, ao utilizá-lo, os clientes vão ser atraídos por sua empresa com maior facilidade, sem interrupções ou propagandas desnecessárias que venham a lotar suas caixas de e-mail ou atrapalhar as atividades do dia-a-dia.

História do Inbound Marketing

O surgimento do Inbound Marketing não é recente, a estratégia de preparar o cliente para a compra de forma mais autônoma vem acompanhando diversas empresas ao longo dos anos, com a necessidade de mudar o rumo do mercado ela foi aprimorada.

A estratégia foi desenvolvida no ano de 2006 pela HubSpot, uma empresa estadunidense que desenvolve software de automação para marketing, facilitando seu uso e entendimento para o mercado.

Seu surgimento se deve à mudança de comportamento dos clientes ao comprarem pela internet. Isso porque, a grande maioria das pessoas já estavam cansadas de serem invadidas com anúncios todos os dias, seja pelas páginas na web como também pelo e-mail.

Portanto, o Inbound trouxe as informações necessárias que permitiram os clientes tomarem decisão de compra de modo livre, criando relação de confiança e segurança com as empresas.

Vale destacar que nesse processo de fidelizar clientes, algumas empresas utilizam métodos que no mundo virtual deixam de funcionar ou ainda “forçam” o ato da compra, essa ação chamamos de Outbound Marketing.

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?

Você já deve estar cansado de receber e-mails todos os dias falando de produtos e descontos, não é mesmo? Ou ainda mensagens no seu celular anunciando novidades para comprar. Esse método chama-se Outbound, ele vai até você e apresenta o produto.

Já o Inbound é mais receptivo, você vai gerar a informação para que seu público possa entrar em contato com você. Através do uso de conteúdos, como apresentado anteriormente, seu público procura seus produtos a partir das necessidades.

Por exemplo, no Outbound o uso de mídia paga, envio de e-mails e impulsionamento nas redes sociais são os mais utilizados. Além de métodos mais tradicionais, como ligações oferecendo produtos, como cartões, descontos, ofertas e outras.

Por outro lado, o Inbound vai utilizar bons conteúdos explicativos, como vídeos e textos. Assim como posts interativos nas redes sociais, que vão instigar a compra das pessoas, fazendo elas procurarem por seu negócio.

Portanto, são estratégias diferentes com um objetivo em comum: vender.

Vale destacar que o modo como divulgamos nosso negócio deve ser pautado em um atendimento adequado e de qualidade, sem invadir o espaço do cliente.

Como essa estratégia pode atrair mais clientes para o meu negócio?

Agora que você já conhece o que está por trás do Inbound, é necessário entender suas estratégias de alcance e como elas podem alavancar suas vendas.

Cada vez mais as empresas têm investido em Inbound Marketing, pela facilidade da produção de conteúdo. Além, claro, do baixo custo de investimento e com um aumento significativo das vendas.

Para além disso, o Inbound Marketing utiliza aqueles e-mails e informações coletadas de seus clientes interessados por seus produtos, como importante fio condutor da compra. Uma vez que, a partir de recompensas aos clientes são coletados dados para criar uma imersão maior à venda.

Assim, a conversão aliada aos leads, a venda e a fidelização serão bases importantes para quem quer ter sucesso nas vendas.

Acompanhe, a seguir, o que é cada uma delas e como aplicar em seu negócio a partir do Inbound Marketing!

Conversão

A conversão é a ação de tornar o usuário que está pesquisando em possível cliente do seu negócio. A partir do momento que a pessoa está visitando seu material, você precisa utilizar as técnicas de Inbound para atraí-la.

Por isso, converter seu visitante em um lead — ou seja, em um interessado por seus produtos —, será importante para fidelizar e tornar a compra possível. Falaremos mais para a frente sobre a importância do lead para as empresas que aplicam essa estratégia.

Para converter, é necessário produzir conteúdos de qualidade e utilizar os contatos conquistados através do cadastro rápido em troca de materiais — como ebooks e vídeos exclusivos.

Afinal, só depois da prática de conversão do usuário em cliente que você irá ver o aumento das suas vendas.

Mas, por que o lead é tão importante nesse processo de conversão? Descubra abaixo!

Lead

A partir do momento em que o usuário deixa seu contato, colhido através dos formulários e trocas que você for oferecer no seu site ou página, como já apresentado anteriormente, ele se torna um lead.

Nem sempre o usuário estará no momento decisivo da compra, por isso será importante você produzir conteúdos e enviar a esse futuro cliente pelo contato disponibilizado.

Ou seja, o lead é o contato cadastrado de seus clientes, geralmente o e-mail, assim você pode utilizá-lo para cativar ainda mais seu público com conteúdos interessantes sobre seus produtos enviando e-mail marketing.

Assim, os leads serão necessários para você analisar o alcance que suas postagens realizam. Acompanhar através do lead scoring — um método de pontuação de envolvimento dos clientes nessa fase —, vai facilitar o entendimento de quem é o seu público.

Por fim, ao abrir espaço para esse usuário se tornar um lead, após produzir ótimos conteúdos que façam a formação do público sobre seu produto, é hora de aplicar a venda!

Venda

Vender é o objetivo de qualquer empreendedor, e isso você já sabe. Porém, é necessário produzir os conteúdos para cada vez mais dar suporte ao lead e criar interesse pelo seu negócio.

Através das técnicas de inbound marketing, utilizando de forma correta o envio de e-mails e facilitando o contato com o cliente, você terá um retorno necessário para efetuar a venda. 

A partir dessa análise cuidadosa dos leads, você saberá qual conteúdo destinar para que ele tenha interesse em comprar. Assim, umas das opções certeiras é o envio de e-mails convidando o usuário a se aproximar do que você produz.

Além do e-mail, utilizar de maneira correta o envio de informações pelo WhatsApp ou redes sociais ao seu público vai abrir as portas para a compra.

Vale destacar que vender é importante, mas precisamos fazer o cliente retornar mais vezes, esse é o processo de fidelização.

Fidelização

Com a conversão do usuário em lead, a venda realizada, você precisa agora fazer com que seu cliente retorne, para isso é necessário fidelizar seu público.

Existem diferentes técnicas de inbound para facilitar a fidelização de seus clientes. Uma delas é criar esse contato de forma com que o cliente entenda que você está enviando um material do interesse dele.

Ou seja, encantar o cliente e proporcionar assuntos de seu interesse, vai construir a fidelização. Além disso, pensar em promoções e descontos exclusivos são possibilidades certeiras para quem quer atrair novamente a clientela.

Assim, continue utilizando as técnicas de Inbound mesmo após seu cliente efetuar a compra. Envie novos conteúdos, entregue atualizações da sua marca, descontos e preços imperdíveis, de modo a apresentar aos seus consumidores uma exclusividade.

Agora que você sabe a importância do Inbound Marketing para vender mais, vamos conhecer as etapas que juntas podem trazer ainda mais resultados para o seu sucesso!

As 5 etapas do Inbound Marketing

Para utilizar o Inbound Marketing é necessário entender suas etapas e como elas se relacionam.

Ter o sucesso esperado da formação de seu cliente até a realização da venda, você precisa saber: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Conheça cada uma e aplique ao seu negócio de maneira prática e objetiva!

1. Atrair

É essa etapa inicial do Inbound! Nela, você irá trabalhar para atrair, como o nome já diz, os usuários que se tornarão leads.

Diferente do Outbound, no Inbound você deverá construir um conteúdo que traga a atenção dos usuários ao seu negócio.

Lembre-se de apostar em um blog bem construído, com postagens que tenham qualidade. Você pode utilizar também as redes sociais onde a facilidade de compartilhamento de informações é maior, além disso você pode impulsionar suas publicações.

2. Converter

Como falado anteriormente, é nessa etapa que você irá transformar seus usuários em bons clientes. Através do uso de trocas entre você e eles, aproveite para colher informações como dados, para que possa enviar seu material e cativá-los a comprar.

É aqui que os leads serão criados e você vai disponibilizar materiais interessantes em troca dos dados. Trata-se do processo de transição de apenas um usuário para um cliente em potencial.

3. Relacionar

É nessa etapa que você irá identificar a partir dos leads qual jornada do usuário ele está. Reconhecer o real interesse de seu público vai fazer as suas vendas se tornarem ainda mais concretas.

Existem diferentes etapas onde seu público pode estar, desde interessado na compra como apenas buscando informações. A sua meta é utilizar a etapa de “relacionar” para acelerar o interesse por seus produtos.

4. Vender

Vender é o seu objetivo principal. A partir dos processos apresentados, estar ciente da função dos leads nessa jornada vai facilitar o ato da venda. Por isso, como citado anteriormente, aplicar o Lead Scoring pode facilitar a etapa.

O Lead Scoring é um método de entendimento de seu cliente, onde você vai observar o perfil e o interesse de quem está acessando seu conteúdo. Com isso, entender quem é o seu público é tão importante.

5.  Analisar 

Após realizar a venda é necessário observar o desempenho do seu negócio no mundo virtual. Aproveite as ferramentas disponíveis na internet, como o Google Analytics para ver o engajamento do seu negócio.

Observar e estar atento como sua empresa se comporta frente aos acessos, vai facilitar melhorias e também possibilitar utilizar essas informações no momento inicial de atrair usuários.

Mas agora, é preciso aplicar essas ferramentas de Inbound Marketing em seu negócio. Conheça as possibilidades que a internet oferece para vender mais.

Recursos para o seu planejamento

Para intensificar o uso do Inbound Marketing é necessário ter aliados para fortalecer sua empresa na internet.

Acompanhe abaixo os recursos parceiros do seu negócio!

Blog e site

Ter um blog ou site pode fazer todo o diferencial ao seu negócio. Aliar suas páginas com boas técnicas de SEO vai fazer os usuários encontrarem sua empresa com facilidade na internet.

Entregue conteúdos com qualidade, que facilitem na navegação. Essas estratégias são importantes para impulsionar suas vendas.

Presença digital

Ter presença digital do seu negócio pode ser necessário, mas antes de sair criando perfis em qualquer plataforma, procure analisar em qual deles os seus clientes podem estar.

Além disso, produzir conteúdos com frequência vai intensificar o alcance de sua marca.

Materiais ricos

Entregar aos usuários materiais mais completos, como vídeos explicativos, e-books, infográficos e outros, vai facilitar na aproximação com seus clientes. Geralmente, esses materiais estão disponíveis para download aos usuários de forma gratuita, apenas solicitando e-mails e outras informações.

Com estes materiais ricos você vai encontrar clientes mais exigentes, tornando mais rápida a aproximação da venda.

Ferramentas de análise

É importante e necessário analisar como está se desenvolvendo seu conteúdo na internet. Com essa possibilidade, você pode verificar como seu conteúdo está sendo recebido pelo público e assim, caso necessário, criar novas estratégias.

Agora que você já tem o conhecimento sobre o uso de Inbound e todas as possibilidades de impulsionar suas vendas com esse método, aproveite para começar a criar as estratégias de alcance desse público.

Seu sucesso é agora!

Conhecer o Inbound Marketing e utilizá-lo de forma correta vai intensificar suas vendas, melhorar a qualidade de seus materiais, atrair bons clientes e, o melhor, fidelizar seu público.

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